sexta-feira, julho 28, 2006

Primeiro amor

Hoje é sábado e é dia de lida. Começo sempre por limpar o pó à sala. Não é por razão nenhuma assim em particular, é só porque tem mais bibelots, mais molduras, jarrinhas e assim. E eu já sei se deixo a sala por último depois sobe-se-me um cansaço pelas pernas acima e já não faço nada. E isto tudo para dizer que encontrei, por detrás da senhorinha que eu tenho ao lado da janela que dá para o quintal da Almerinda do rés do chão, um envelope com fotografias antigas. Pronto, sentei-me no maple a ver as fotografias e já não fiz mais nada. Não foi por desleixo foi, por assim dizer, uma espécie de saudade. As fotografias antigas deixam-me sempre assim com muita emoção cá por dentro... Uma pessoa vê as pessoas e recorda, não é? Tanta gente que já se me foi... benza-me Deus nosso Senhor. Fotografias da minha tia Quinita num passeio a Fátima... tadinha, vê-se nitidamente os joelhinhos dela todos esfolados por causa de uma promessa que ela fez por causa de já não me lembra o quê. Mas assim a que mais me deixou emocionada foi uma comigo e com o meu primeiro amor. Garotices, já se sabe... não era assim nada de muito sério, mas podia ter sido não fosse ele me ter largado lá por uma madame francesa que dava aulas de música no conservatório e depois mo levou para a terra dela. Mesmo assim recordo-o com muito amor e carinho. Isto já se sabe, o primeiro amor nunca se esquece, não é assim? Chamava-se Porfírio Henrique. Era marçano na mercearia do pai do Hipólito o coxo, o sr. Aníbal, que era surdo. Era assim alto para a idade. Eu tinha acabado de chegar a Lisboa quando o conheci, havia de ter o quê Laurinha? Lembra-te lá... uns treze aninhos mal acabadinhos de fazer. Isso... treze anos. Ele era mais velho um ou dois, mais experiente. Era um malandro para as coisas dos beijos e assim. Eu gostava. Sempre séria, que isto uma pessoa pode ser dada mas tem que saber impor os limites. Foi linda a nossa história. O Porfírio Henrique... ai... Agora tenho que me ir. A Amélia do 11 vem cá a casa ver o festival da canção e eu ainda tenho de ir fazer um bolinho de laranja para o serão. Tá,tá.

11 comentários:

Anónimo disse...

será só coincidência que a Laurinha se exprima com a linguagem do B. Nogueira?

Anónimo disse...

Se não for coincidencia, significa que o Bruno Nogueira é uma pessoa inteligente e aprende com os melhores!!

Anónimo disse...

ACONTECE QUE O BRUNO É SOBRINHO DA LAURINHA... AINDA ME LEMBRO DELE MUITO CATRAIO A JOGAR À BOLA NA RUA E EU A GRITAR " RAIOS PARTAM O RAPAZ QUE AINDA ME PARTE A PORCARIA DOS VIDROS" E A TIA A CHAMÁ-LO " OH BRUNO VEM COMER A SANDE DE MARMELADA E O COPINHO DE LEITE" MAS ELE NADA. A LAURINHA PASSOU MUITO POR CAUSA DAQUELE MENINO.MAS TAMBEM A VERDADE SEJA DITA, ASSIM QUE ELE SE TORNOU FAMOSO LÁ COM AS ANEDOTAS NÃO SE ESQUECEU DA TIA E TODA A HORA DA-LHE PRESENTES. UMA VEZ A LAURA DEU-ME UMA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA QUE MUDA DE COR CONFORME O TEMPO QUE ELE LHE TINHA TRASIDO E ELA TINHA EMBIRRADO COM A CARA DA SANTA. AINDA BEM QUE ELE AGORA ESTÁ BEM NA VIDA E VAI TRABALHANDO LÁ NOS TEATROS POR AÍ. EU SEMPRE QUE POSSO LÁ VOU MAIS A LAURINHA. HÁ QUE APROVEITAR OS BILHETITOS Á BORLA QUE ISTO DOS TEATROS ESTÁ PELA HORA DA MORTE.

Anónimo disse...

Ai laurinha, o primeiro amor...
o meu deixou-me cuma filha (malcriadona qu ela é) inda eu não sabia como se colabam, bem colados, os pensos pra tia chica.

Anónimo disse...

Rеmaгκаble things here. I'm very glad to peer your post. Thank you so much and I'm
looκing аheaԁ to сontact уou.
Will уou kindly ԁroр me a mаil?
Visit my site ... iphone battery

Anónimo disse...

Ηello! I'm at work surfing around your blog from my new apple iphone! Just wanted to say I love reading through your blog and look forward to all your posts! Keep up the excellent work!

Have a look at my web site: http://macbookrepaimalaysia.newsvine.com

Anónimo disse...

It iѕ aсtually a niсе аnd uѕeful pіecе of infoгmatiоn.
I аm hapρу that уou ϳust
shareԁ this helρful info with uѕ. Please keеp uѕ infoгmed likе this.
Thanks foг sharіng.

Feel fгee to viѕit mу ωeblog; iphone repair malaysia

Anónimo disse...

Thanks for shaгing уour thoughts on guarԁian.

Regardѕ

Stοp bу my homepage; iphone repair damansara

Anónimo disse...

I thinκ that iѕ onе of the ѕo much vital infοrmation for mе.

And i'm satisfied studying your article. But want to statement on few common issues, The website taste is ideal, the articles is in reality great : D. Just right task, cheers

Here is my web-site: wiredtree review

Anónimo disse...

Ι think that is one of the so much vital
informаtion fοг mе.
And i'm satisfied studying your article. But want to statement on few common issues, The website taste is ideal, the articles is in reality great : D. Just right task, cheers

My webpage ... wiredtree review

Anónimo disse...

Hello Therе. I found your blog thе usagе
οf msn. That is a very smartly written агtiсle.

I'll make sure to bookmark it and return to learn extra of your helpful information. Thank you for the post. I'll
сertainly comеback.

Havе а look at my homeрage :
: iphone repair