terça-feira, junho 27, 2006

Parede

Eu sempre fui uma pessoa que gostou do ar livre e de passeatas, sou assim alegre e bem disposta. Gosto do convívio pronto. Uma pessoa não é menos séria só porque gosta assim de garotices e de se divertir.
No Verão, em Agosto, eu mais a minha Justa íamos sempre a banhos. A Amélia do 11 também ia connosco. Nessa altura também iam a Dolores e a Suzete, coitadinhas, quem é que ia adivinhar... a vida às vezes... meu Deus.
Escolhíamos sempre as praias da linha, era mais perto. Apanhávamos o comboio em Santos e apeava-mo-nos na Parede. A gente ia para a Parede por causa do iodo, diz que faz bem aos ossos o iodo. Não é que alguma de nós sofresse já do reumático ou assim, mas a gente precavia-se, não é ?
Cada uma levava a sua comidinha depois dividia-se umas pelas outras.
Eu levava sempre uma taparuere com fatias de fiambre e ovos cozidos. A Justa levava umas carcacinhas e gasosa. A Dolores levava pastéis de massa tenra, com carninha cozida e pastelinhos de bacalhau, tudo muito oleoso graças a Deus. A Suzete levava, sempre, uma salada de batata, muito seca, sem jeitinho nenhum, mas pronto, isto a cavalo dado não se olha o dente.
E lá passávamos nós o dia.
Íamos a semana inteira, depois ao Sábado ficava-se em casa, por causa da lida e assim. Aos Domingos ou visitávamos a feira popular... o que eu gosto duma fartura... ou íamos à matiné do Cinearte ou do Paris... conforme a fita que estivesse a passar.
O que eu gostava desses Verões passados na Parede. Agora uma pessoa já nem pode ir para lá. Ai... Bom agora vou ali para o maple. Acendo a televisão. Vai dar variedades estrangeiras. Tenho de me lembrar de comprar um filtro daqueles azuis como a Amélia do 11 tem, para não cansar tanto a vista. Tá, tá.

3 comentários:

M. disse...

Laurinha!!!! És tu???
Laura filha sou eu a Dolorosa!!!
Eu só peço a Deus todo Poderoso que abençoe a alma caridosa que aqui pôs estes escritos nestas coisas modernas dos computadores, que eu ando há mais de vinte anos atrás de ti como uma louca sem te encontrar, sim isto já vai para mais de vinte anos, há pois é, olha, desde que voltei de Angola, e com grande pena minha que aquilo é que era vida boa apesar do calor, não é como isto aqui que é uma rebaldaria, e eu sempre à tua procura, que te perdi o rasto, e pensar que estavas aqui tão perto, nem posso acreditar, sim, porque eu até um curso da informática fui tirar para te encontrar o paradeiro, e quando se me aparece o teu nome neste blogue, bem, até se me caíram as lágrimas da emoção, eu só pensei cá para comigo, tu queres ver que é desta, e vai-se daí até se me fugiram as forças pelas pernas abaixo, e foi como naqueles filmes onde as pessoas tadinhas, sai-lhes a alma do corpo e ficam a ver tudo lá de cima e depois há uma luz, tu deves saber que sempre foste dada a essas coisas mais espirituais, pois assim foi comigo!
Olha tenho de ir, estou na Biblioteca Municipal de Sacavém, vê lá tu a ironia do destino, e sabes que eu não tenho recursos e aqui sempre posso utilizar a Internet que é de borla, abençoada, que nos há-de juntar se ainda não foste desta para melhor mas se foste de certeza que hás-de estar nos braços da Nossa Senhora de Fátima que tu és um anjo!

A tua saudosa Dolorosa

Fábio Moreira disse...

lol... se não fosse uma escrita à comediante, até acreditava. tipo: ''tu queres ver que é desta'' lol.. ninguém com 60 anos escreve isso! lol... ''muito gordurosos graças a Deus'' ta boa... vo proseguir as historias. =)

Anónimo disse...

LAURINHA HÁ QUANTO TEMPO TU NÃO VENS CÁ A CASA? JÁ DEITEI FORA O FILTRO AZUL DA TELEVISÃO VAI PARA MAIS DE UM MÊS. ALIÁS ESTAVA TÃO CHEIO DE CAGADELAS DE MOSCAS QUE JÁ NEM DAVA PARA VER AS NOVELAS DIREITO. HOuve um dia que ate pensei que a catraia da floribela estava com um ataque de borbulhas. agora tenho é uma daquelas televisões grandes iguais as que tinhamos namorado no corte inglês, lembraste? foi o meu ismael, o meu mais velho que está no canadá que agora quando cá esteve me ofereceu pelos anos. quando ele se me entrou de rompante com aquilo até pensei que era um quadro da última ceia que eu tanto queria para por no quarto de jantar pois cai sempre bem.Desembrulhei e para meu espanto vi aquele mamarracho que era como quando eramos novas iamos ao Paris ver a Marisol e o Joselito. ele disse que se chamava plasma. Plasmada fiquei eu com o preço daquela geringonça que me mostra as moçoilas com o peito ainda maior que o meu. enfim...