quarta-feira, março 14, 2007

25 de Abril, sempre?

Lembro-me como se fora hoje do dia em que aconteceu o 25 de Abril.
Era-me uma quinta feira e eu nem ia ao serviço porque a Ausenda, que era uma colega minha dos serviços de saúde, me tinha marcado uns exames e umas análises e eu meti o dia. Isto já se sabe, isto de médicos é sempre um ror de horas perdidas nas salas de espera. O que vale é que sempre se vai conversando e conhecendo gente e assim.
Pois então que eu saí-me de casa pela manhã, direitinha à paragem do autocarro. Vinha eu e a Amélia do 11 que também me ia ao médico dos pés desencravar uma unha que se lhe tinha crescido para dentro, salvo seja. Isto era assim umas o quê? Umas dez da manhã por assim dizer, não é? Estávamos nós as duas no autocarro e de repente há assim um magala que se nos manda parar o carro... eu enervei-me logo porque puz-me a pensar cá para mim que se não apanhasse logo vez ficava todo o santo dia enfornada no consultório e nem à baixa podia ir ver as montras. Sei dizer que desci para a rua e comecei, eu mais a minha Amélia do 11 ,a gritar com o magala. Ele coitadito começou assim a corar um bocadinho e disse que estava a haver uma revolução. Olha, a Amélia começou logo a rir e a dizer que não podia ser. Ainda me lembra, dizia ela " Deixavam lá eles fazer-se uma coisa dessas". E tinha razão, aquilo as pessoas do antigamente não deixavam uma pessoa fazer nada. Mas o rapazito lá continuava a dizer que sim que era uma revolução. Eu olhei para a Amélia e ela para mim e olha, nem pensámos duas vezes, fomos direitinhas à baixa ver o que é que estava para lá a dar. Era a revolução sim senhora... assim tudo muito bonito a gritar coisas felizes para o ar... ainda nos deram uns cravos e tudo... eu fiquei com os da Amélia, porque ela tem-me a febre dos fenos e pedi uns para dar à Justa. Foi muito bonito o 25 de Abril. Tenho é pena que não fosse para sempre. Olhem para começar desmarcaram-me os exames e sabe lá Deus quando é que os fui fazer... a minha chefa subiu de categoria e foi um vê se te avias a mandar gente embora das secções... diz que eram formadores de não me lembra muito o quê... pronto eram gente do mal... mas também deviam ter em atenção as famílias e assim... é o que eu penso. E para mais quem ficou com o peso do trabalho dos outros quem foi? Eu e mais a Justa e a Dolores. A Maria de Lourdes subiu a chefe de secção e foi-se a ver também me era vermelha... eu não esperava, tão séria. E foi assim tudo muito depressa e a fazer-se tudo ao mesmo tempo, rasga ofício para aqui, queima processo para acolá... eu fiz o que me mandavam... mas é assim a vida.
Mas que foi bonito foi... nunca tinha visto tanta gente junta... é que antes não se podia... e tudo a rir muito feliz... Olha até se me está a vir as lágrimas ao olhos... tá,tá.

7 comentários:

M. disse...

agora o povo unido sai à rua a cantar para abraçar a felicidade que há no ar, lisboa munca viu igual!
e vai-se a ver, olha! já passou...

Anónimo disse...

Ai melher...o que tu te foste lembrar, até parece que foi ontem...Foi bonito sim senhor, eu passei o dia a ouvir a rádio, que musicas bonitas... até se me poem pele de galinha só de pensar...

Jinhos, Brunilde do 86

polegar disse...

bonito, bonito. não é todos os dias que oferecem flores à gente...

Anónimo disse...

Eu gosto é da Musica do nosso Zéca...Olha, aqui vai ela:

Grândola, vila morena
Terra da fraternidade
O povo é quem mais ordena
Dentro de ti, ó cidade

Dentro de ti, ó cidade
O povo é quem mais ordena
Terra da fraternidade
Grândola, vila morena

Em cada esquina um amigo
Em cada rosto igualdade Grândola, vila morena
Terra da fraternidade....

Ai Laurinha, ainda me lembro da minha mãe me obrigar a cantar esta musica antes das refeições... Saudades!!!

Beijos Amiga. Gosto de te ver divertida... "25 de Abril, sempre" pf

Anónimo disse...

Ai ai... Tantas memórias! :)

Cristal disse...

O que me faz espécie, é que a malta nova, esses putos qu'andam agora na escola, nem sabem o que foi o 25 de abril! É uma tristeza!!

Margaret disse...

ai laurinha parti-m todinha c este blog! toca a 'descobrir' mais escritos c historietas :)